Pólo das imigrações japonesas, o oeste paulista na atualidade tem inúmeras indústrias lideradas pelos seus descendentes.
Assim é a IKEDA, empresa genuinamente brasileira, fundada em 1945 e sediada em Marília-SP.
A especialização de seu fundador e o potencial da terra fizeram a empresa desenvolver projetos bem sucedidos na área de Implementos AGRÍCOLAS. O Arado de Aivecas, produto precursor de toda sua linha, faz parte da história da agricultura do país.
Hoje, entre as máquinas agrícolas fabricadas pela IKEDA, estão a maior e mais completa linha de arados de aivecas do Brasil, Subsoladores de terceira geração, Descompactadores/aeradores de solo, e os imprescindíveis MATA-BROTO para controle mecânico da brotação nas pastagens.
Seus herdeiros, administradores e engenheiros, diversificaram as atividades da IKEDA fazendo surgir novas divisões com produtos que traduzem-se em melhor qualidade de vida.
Em 1982, nasceu a DIVISÃO GIRAGRILL para fabricar equipamentos e acessórios para o mais apreciado prato brasileiro: ''O CHURRASCO''.
O Brasil tem a tradição do mais autêntico churrasco, e a GIRAGRILL representa a modernidade na sua preparação, com a melhor e mais completa linha de produtos, líder de mercado em seu segmento.
Em 1998 surgiu a DIVISÃO AIRONFLEX para produzir móveis High-End para Áudio, Home Theater e Decoração, tendo sido eleitos já na sua estréia ''os melhores acessórios do HI-FI Show de 1998''.
Com tradicionais relações comerciais e grande respeitabilidade empresarial, a IKEDA está implantada numa área de 50.000m2 no moderno Distrito Industrial da cidade de MARÍLIA-SP com 10.000m2 de instalações.